top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

O Templo Vodu (Hounfort)

Atualizado: 21 de mai. de 2023

Como agendar uma consulta de Tarot comigo?

Entrar em contato comigo pelo WhatsApp, clicando no link abaixo, e poderemos agendar sua consulta ao Tarot On-Line.


Se precisa de uma leitura de Tarot, você pode falar comigo em meu Whatsapp pessoal clicando no link abaixo:




#magiahoodoo #feitiçoshoodoo #óleoshoodoo #cursoshoodoo #mojohoodoo #brasilhoodoo


O Oum'phor, também chamado de Hounfort, é o templo do Vodu.

O Peristilo é um pátio com telhado onde as várias cerimônias são realizadas e onde os doentes são normalmente tratados.No Peristilo há o Poteau-mitan,poderiamos chamar o Poteau-mitan de uma espécie de "correio"


espiritual,é um poste de ligação entre o mundo dos vivos e dos Loas e ancestrais no Vodu.O djevo é uma sala especial reservada, onde os candidatos Vodu são examinados e iniciados.

Em um grande Oum'phor, pode haver muitos cômodos, também chamados de câmaras, onde cada um deles será dedicado a um único Loa, como subtemplos dentro de um templo maior.

Um Oum'phor pequeno pode ter em sua sala principal, vários altares, cada um dedicado a um Loa.Normalmente nas parede do Oum'phor está desenhado muitos Vévés e imagens de santos católicos(que ocultam o culto aos Loas), uma forma mágica de concentrar a energia dos Loas ali dentro(há toda uma egrégora por trás disso tudo).

O Poteau-mitan representa o centro de todas as coisas, o "céu" na parte superior, o "inferno" na parte inferior(a ligação do plano "material" e o "espiritual". Ele é governado principalmente por Legba.Há um chicote(pendurado no poste) que simboliza:purificação,domínio de si, e do Vodu que se alcança através dos vários graus de iniciação. É que em torno deste que todas as cerimônias de vodu importantes giram.

O post(Poteau-mitan) em si é geralmente redondo ou quadrado,e é colocado em um "pedestal" circular de tijolo e concreto. O "pedestal" é construído geralmente em duas ou três etapas, mas pode ser apenas uma única etapa, e serve como o "pé" principal para o templo vodu.

O post (Poteau-mitan)é coberto em espiral por desenhos que representam os dois deuses serpentes, Damballa Wedo e Aida Wedo, enquanto a própria postura do mesmo representa Legba.

Se o Oum'phor é grande o suficiente, então no quintal haverá árvores que servem como santuários para os deuses.Como o poteau-mitan, as bases estão rodeados por "pedestais". Às vezes, uma serpente que simboliza Damballa e Aida Wedo "vivem" dentro dos ramos, e são treinados para vir para baixo durante as cerimônias para serem alimentados.As árvore estão sempre decoradas,pintadas com vévés e adornada com as cores do Loa ao qual é dedicada.Danças rituais são mais frequentem


ente realizadas nas árvores do que muitas vezes no peristilo, especialmente se é um grupo maior de pessoas.

PAULO BULGARELLI. `. (DOCTOR WOLF. `.)



 
 
 

Comments


bottom of page