Texto Por: Paulo Bulgarelli. `. (Doctor Wolf)
Uma figura peculiar tornou-se recentemente muito popular no Hoodoo/Conjure e Rootwork. Esse indivíduo é San Simón.
Conforme você percorre vários sites e até mesmo fan pages do assunto Hoodoo, ou lê publicações online sobre Rootwork, Hoodoo e Conjure, você descobre que mais e mais pessoas estão falando sobre San Simón e não somente dele, mas de tantos outros espíritos que não tem suas raízes em Hoodoo Tradicional.
Mas a conversa se tornou repleta de mal-entendidos e está se tornando cada vez mais claro que as pessoas estão apenas repetindo a desinformação que recebem de sites e livretos auto-publicados sobre o Hoodoo e os santos ou espíritos que mais tarde entraram nas práticas do Conjure/Hoodoo.
Decidi escrever este artigo para esclarecer as coisas e, com sorte se eu o conseguir, passar algo para as pessoas que possam estar interessadas em San Simón ou queiram aprender como trabalhar com esse espírito, mas quero com este artigo, que fique claro que San Simón, não tem suas origens no Hoodoo.
De onde veio San Simón?
San Simón NÃO é nativo do Hoodoo/Conjure e Rootwork e na verdade nunca fez parte do Hoodoo em seu surgimento e etc. Quando pessoas que praticavam o Espiritismo de países como a Guatemala começaram a encontrar Conjures/Rootworkers tradicionais do Sul e trocar idéias, foi onde pude notar aqui pelas pesquisas que efetuei, que esta introdução ao culto de San Simón se deu e se introduziu nas práticas do Hoodoo de uma forma geral.
San Simón e outros espíritos tais como:
La Madama ou La Madamas
Espíritos de Índios (como Black Hawk)
Santa Muerte (La Nina Blanca)
Ou outros espíritos como estes só foram encontrados em Igrejas Espiritualistas no Sul dos Estado Unidos, e não tradicionalmente dentro de Hoodoo Tradicional.
A maioria dos praticantes do Hoodoo Tradicional se apegou ao Cristianismo Protestante, orando salmos e trabalhando suas raízes (Rootwork/Rootdoctor). Esta introdução aos elementos do Espiritismo (como trabalhar com Santos diversos, Espíritos de La Madama, Espíritos Índios, Santa Muerte, é uma introdução bastante nova ao Hoodoo pelo que pude observar em sua parte histórica)
Mas o que venho deixar aqui para vocês é deixar claro que San Simón não tem suas raízes dentro do Hoodoo Tradicional, mas também venho através deste post, deixar para vocês as informações do culto á San Simón e sua breve história dentro dos cultos na Guatemala.
Eu como também trabalho com este maravilhoso espirito, venho deixar um breve resumo de quem é ele, e quais elementos de culto são usados para pedir seu auxilio, não somente dentro de seu culto como é usado na Guatemala, mas também dentro do Hoodoo ao qual mais tarde podemos observar pelo exposto acima, se introduziu nas práticas do Hoodoo, com óleos conjure San Simón, práticas com velas votivas e suas várias cores e muito mais !!!
Em 2015 criei um projeto aqui no Brasil para falar sobre San Simón, e contatei um Hermano que reside na cidade de Guatemala (Sololá) seu nome é Juan Carlos Gonzales, infelizmente perdi contato com ele, mas atualmente estou o tentando o contatar, para que ele possa nos dizer mais sobre o culto de San Simón por lá, o que vou deixar agora abaixo é um texto que está exposto em um antigo blog dedicado á San Simón no Brasil de minha autoria, o texto abaixo eu o escrevi em 2015, logo após eu o ter escrito este Hermano, o pode ler antes mesmo que eu o colocasse ao ar no blog, e fiquei muito feliz que ele tinha gostado de meu texto, feliz porque um Hermano da Guatemala que cultuava e servia á San Simón, pudesse aprovar tal texto, então segue abaixo o texto:
SAN SIMÓN / MAXIMON
Maximon é um dos santos mais populares entre os Maias da Guatemala, associado com senhores de terras pré-Colombianas que fornece dinheiro ou oportunidade econômica para clientes-peticionários. Ele é um abridor de caminhos e portador da chuva (simboliza que ele rega as plantações e dá abundancia) e simboliza o poder masculino sexual.
Maximon (pronuncia-se:maa-shee-Mohn) e um santo venerado em varias formas pelos Mayas de Varias cidades da Guatemala nas terras altas do oeste da Guatemala. Seus bonecos são encontrados em Nahualá e San Jorge La Laguna, e é especialmente Famoso em Zunil, San Andrés e Santiago Atitlán Itzapa.
Uma escola de pensamento associa-lo com senhores pré-colombianos do submundo da terra, os seres que vivem dentro das montanhas associados á água negra, o mar primordial de onde toda a vida foi gerada. Ele pode ser oferendado para fornecer dinheiro ou oportunidade econômica para os peticionários (seus devotos).
Forças Católicas o sincretizaram para o apóstolo Simão Pedro (Pedro Simón) para não perder para forças Pagãs e não Católicas, Realizando assim um culto á San Simon de uma forma "sincretizada" não "Pagã".
Não obtendo resultados a Igreja Católica temia sua grande Influência e associou ele a Judas Iscariotes, o traidor de Jesus, o que só aumentou a sua influência. Ele é representado como uma figura capturada, preso e em seguida enforcado. (Sua Imagem é enforcada na quarta-feira ou antes da Sexta-feira Santa).
Ele é Conhecido como Rilaj Mam ou o "Grande Vovô."
Sentado em uma encruzilhada, Maximon é representado como um homem de cabelo escuro de pele clara, usando um chapéu preto, um terno preto, gravata vermelha e camisa branca. Independentemente da representação, ele gosta de fumar e beber. Petições (Pedidos) devem ser acompanhadas de presentes de álcool, cigarros e charutos.
Maximon simboliza o Espírito do sub-mundo do Poder masculino sexual. Como um "abridor de Caminho", seu dia de festa cai no Início da Estação chuvosa fértil (28 de Outubro), mas geralmente seu aspecto mais escuro, levou os devotos o protegerem a sua cara da vista do público, por medo que sua sexualidade pudesse de alguma forma desenfreada atingir a todos .
Principalmente portador da chuva e da fertilidade, ele também é chamado de "o santo dos apostadores e bêbados."Ele traz riqueza e sucesso mundano para aqueles que o veneram.
A lenda conta que um dia, enquanto os Homens da aldeia estavam fora para trabalhar nos campos, Maximon dormiu com todas a suas esposas. Quando eles voltaram, eles se tornaram tão enfurecidos que cortaram os braços e pernas (é por isso que a maioria das efigies de Maximon são curtas e muitas vezes sem braços).
Outra História afirma que para combater muitas bruxas e seres que faziam mal ao redor de Santiago Atitlán, os Nahuales (xamãs) reuniram-se e procuraram um Bisavô para a aldeia.
Eles foram para um Lugar Chamado Chukox Aq'oom e consultaram uma Árvore chamada Tz'ajte'l. A Árvore concordou em ajudar e eles a cortaram e a trouxeram para baixo para formar a Imagem do Bisavô.
Eles formaram o corpo com trapos, usando uma pedra verde antiga (dizem ser um pedra Jade) como um Coração, e colocaram anéis em seus braços para amarra-lo.Ele Veio vivo e lançaram-lo para as ruas, onde ele superou os seres do mal, mas ficou fora de controle causando um grande de caos entre todos da cidade.
Então,os xamãs viraram a cabeça dele para que ele não olhasse para trás e quebraram suas pernas para que ele não pudesse mais andar por aí causando caos.
Como visto nas historias San Simón tem um lado negro também, mas as únicas pessoas que realmente tem a necessidade de teme-lo são os malfeitores, bruxas (os) que usam sua arte para prejudicar inocentes pois sua função original é destruir bruxas (os) malfeitores e praticas de feitiçarias negativas.
As lendas que contam hoje em dia, que ele "Só Funciona com os Nahuales e a Irmandade de Santa Cruz para ajudar as pessoas".
Até Hoje peticionários chegam diariamente no templo em Itzapa, alguns outros pedem sua ajuda para: soluções da área financeira, amorosa, social, proteção dos adultos e das crianças e etc... Os Homens pedem uma boa esposa e as mulheres pedem hum bom marido.
Para honrá-lo em seu grandioso dia 28/10 ou até mesmo cultua-lo periodicamente você pode fazer um simples rito:
Dependendo do seu desejo, você deve usar velas e as suas cores correspondentes que são apropriadas para o seu desejo.
Na tradição, as cores são os seguintes:
Vermelho - o amor, a fé e a boa vontade.
Verde - prosperidade e ajuda nos negócios.
Azul- sorte e trabalho.
Rosa - saúde, esperança, pureza, inocência.
Amarelo - a proteção dos entes queridos.
Preta - combater o mal e negatividade, contra os inimigos, dissipar ataques espirituais.
Branca - proteção para as crianças.
Coloque uma foto do mesmo em algum quadro....para se ter uma imagem que o represente...se não arrume uma imagem do mesmo o que seria mais fácil você comprar no exterior...
Há também a produção de uma Spirit Doll de San Simón que pode ser feita dentro de práticas com Spirit Dolls...mas aqui o espaço não permite tais explicações e ensinamentos.
Em seguida coloque em seu altar em frente á foto do mesmo:
Charuto, tequila ou cachaça, cerveja, copo com água, Whisky, doces, bolos, flores, dinheiro ou seja moedas ou notas.
E faça esta oração que se encontra nas tradições populares:
Oh poderoso San Simón, ajuda-me com todas as minhas ações e com todos os perigos que podem surgir para que eu possa precisar de ajuda. Se eu precisar de ajuda em matéria de amor, você vai chamar a pessoa que eu amo mais perto de mim, se é negócio, que eu vou ser bem sucedido, se for inimigos, que você vai me ajudar a superá-los, e para manter problemas escondidos longe de mim. Eu ofereço-lhe o seu charuto, seu licor, e suas velas se em troca você vai me manter a salvo de qualquer perigo que pode vir através de. (Concentre-se em seus desejos). Amém.
Para o culto e para peticionar á San Simón dentro das práticas do Hoodoo/Conjure ao qual seu culto entrou mais tarde, os praticantes se valem de velas conjuradas e vestidas com seu óleo conjure San Simón Oil, o oferendam, fazendo suas petições/conjurações á ele e lhe oferecendo oferendas para o agradar.
Agradeço ao meu Hermano de Sololá (Guatemala) : Juan Carlos Gonzalez, pelo apoio e instruções para que o culto á San Simon seja conhecido aqui no Brasil !!!.
Quer conhecer e se aprofundar mais em Hoodoo/Conjure/Rootwork e Rootdoctor?
Recomendo que faça meus cursos de Hoodoo Tradicional!!!
Segue link abaixo dos cronogramas de meus cursos de Hoodoo Tradicional, clique abaixo e veja meus cursos.
Para fazer meus cursos ou se juntar á Irmandade Secreta Hoodoo (toda pessoa que faz meus cursos estarão dentro da I.S.H e e terão acesso o curso e também como bonificação, acessarão textos exclusivos para membros da I.S.H, então vem para o nosso Circulo Interno Hoodoo (I.S.H)
Para adentrar á I.S.H, fale comigo pelo Whatsapp: (16) 99282-9699
Grato pela atenção e lhes aguardo, abraços á todos os praticantes de Hoodoo/Conjure!!!
Abraços á todos !!!
PAULO BULGARELLI. `. (DOCTOR WOLF)
Fontes de Pesquisas:
Indigenous Religion and Cultural Performance in the New Maya World
Por Garrett W. Cook,Thomas A. Offit.
See Pieper’s 2002 book, Guatemalan Folk Saints, for a fabulous and detailed description of San Simón and his evolution throughout history.
Comments