top of page

Preciso ser Cristão para praticar o Hoodoo/Conjure/Rootwork?

Atualizado: 22 de mai. de 2023


#magiahoodoo #feitiçoshoodoo #óleoshoodoo #cursoshoodoo #mojohoodoo


Olá pessoal tudo bem? Meu nome é Paulo Bulgarelli. `. (Doctor Wolf) (418), para quem não conhece meus cursos de Hoodoo Tradicional, entra no link abaixo e visualiza as grades dos mesmos:



Texto por:Paulo Bulgarelli. `.(Doctor Wolf.`.)


Preciso ser Cristão para praticar o Hoodoo/Conjure/Rootwork?


Na realidade de uma forma geral, não é necessário fazer parte de nenhuma religião formal para praticar Hoodoo/Conjure/ Rootwork, no entanto vamos observar, que em Hoodoo é muito mais frequente do que nunca dentro de seu corpo de prática, ele quase sempre será praticado em um contexto judaico-cristão de uma forma geral.


Conseqüentemente dentro do corpo de prática do Hoodoo, a Divindade maior ou Espírito que a maioria dos praticantes, senão todos os praticantes de Hoodoo estão adorando ou trabalhando é o Deus Bíblico ou a Santíssima Trindade que é exposto na Bíblia Sagrada.


A Bíblia também é considerada o talismã mais poderoso como podemos observar nas práticas do Hoodoo, especialmente a coleção de Salmos ao qual também usamos em nossos feitiços e rituais diversos.


A maioria dos conjuradores e praticantes de Rootwork/Rootdoctor/Hoodoo, também são cristãos protestantes, principalmente na localização do Sul dos Estados Unidos.


Desta forma então, se você escolher se aproximar do Hoodoo sem utilizar alguns de seus elementos cristãos que estão em seu corpo de prática, então você não está de fato praticando o Hoodoo verdadeiro e Tradicional, eu pratico e ensino o Hoodoo Tradicional, sou formado em Teologia Cristã e por incrível que pareça a Teologia evangélica, desta forma me identifiquei com as práticas do Hoodoo/Conjure/Rootwork, mas não sou cristão evangélico e nem mesmo cristão para que fique claro sobre isso.


Desta forma posso indagar aqueles que se dizem Conjures, e estes nem mesmo acreditam na palavra de Deus como ferramenta de trabalho em suas práticas de Hoodoo, aqui não estou dizendo que você precisa ser crente na palavra da Biblia como um sistema e de crenças, mas no minimo você como Conjure a deveria usar para as suas praticas de Hoodoo/Conjura.


Como você pode dizer que está praticando Hoodoo Tradicional ou o Hoodoo de fato, quando nem mesmo está mantendo e observando a tradição dentro dele? Esta realidade realmente se tornou uma questão de desacordo para alguns praticantes tanto aqui no Brasil como no exterior.


O Hoodoo se desenvolveu quando nossos ancestrais Negros combinaram sua cultura e religião africana com a tradição cristã e outros caminhos espirituais múltiplos que se se formaram nos Estados Unidos, dando origem a uma nova prática popular o Hoodoo.


Desta forma não podemos separar o Cristianismo do Hoodoo e também não podemos remover a influência das práticas mágicas e espirituais da África Ocidental que se agregaram ao Hoodoo pelos escravizados que de lá vieram e se assentaram nos Estados Unidos. É uma desonra total e flagrante e desrespeitosa aos ancestrais que preservaram esta prática em face da escravidão ao qual passaram em opressão e sofrimento contantes.


Então se você não deseja manter a tradição do Hoodoo Tradicional intacta,e sem remover de suas bases o seu corpo de prática se afaste dele, porque isso soa como um desrespeito aos ancestrais.


Desta forma se alguém simplesmente não consegue pegar uma Bíblia ou orar ao Deus Bíblico ou mesmo dizer em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo ou orar em Nome de Jesus, então Hoodoo não é para você.


Digo isso porque já vi alguns alunos adentrarem ao meu curso e me perguntaram se podiam remover os salmos que estavam contidos nos feitiços que lhes ensinei,porque eles eram praticantes de Bruxaria ou Wicca e sendo assim não podiam fazer o trabalho do Hoodoo orando ao Deus Bíblico e muito menos em nome do Filho ou do Espirito Santo.


Na verdade e na realidade para uma explicação geral,posso dizer com toda a certeza que Hoodoo é a magia popular entre os cristãos negros americanos,se descordam do que digo, eu lhes chamo á estudar a História do Hoodoo,para assim confirmar o que lhe digo aqui.


Não importa quem instituiu essa "prática do Hoodoo" o que importa é que ela é para todos,na era da escravidão e da reconstrução após a escravidão,Conjures e Rootworkers e os homens conjuradores trabalharam com a Santíssima Trindade, Jesus, anjos e profetas,eles leram e estudaram a Bíblia,não estou dizendo que eles eram formados na Teologia Cristã seja ela Evangélica ou Católica,mas eles estudaram as Escrituras Sagradas.


O que podemos ver também na História do Hoodoo que eles frequentavam regularmente as suas igrejas para adoração e serviço á Deus.


Podemos ver também o fato de que renomados conjuradores como Allen Vaughn,Adam Rascoe e Jim Jordan, entre outros ,eram pregadores leigos e líderes de Igrejas,é uma evidência irrefutável de que nenhum praticante de Wicca,Santeria,ou de Hinduismo ou qualquer outro pagão foi conhecido por contribuir com a tradição do Hoodoo Tradicional.


Os Rootworkers e Conjuradores cristãos dentre eles homens e mulheres se reuniam e para orar e se devotar ao Deus Bíblico,por lá em suas reuniões ocorriam as práticas de curar certas condições das pessoas e profetizavam com a ajuda do Espírito Santo,porque eles não sabiam sobre nada sobre outra teologia e caminhos espirituais seguidos,ou seja eles sabiam daquilo ao qual eles viviam em seu dia á dia.


Abaixo vou deixar a breve História de um dos maiores Rootworkers dentro da História do Hoodoo/Conjure e Rootwork,para mim é um dos maiores tanto é que como podem ver eu vou sempre homenagear este grande Homem,em imagens seja aqui em meu blog,site e publicações que faço sobre o Hoodoo.


O BISPO:CHARLES HARRISON MANSON


O bispo Charles Harrison Mason

(8 de setembro de 1866 - 17 de novembro de 1961)



Foi outro famoso Conjure que foi batizado espiritualmente como cristão.Ele era na verdade um líder denominacional pentecostal e o fundador da Igreja de Deus em Cristo (COGIC) com sede em Memphis, Tennessee.


Um dos eventos mais importantes na vida de Mason foi sobreviver a uma epidemia de febre amarela quando tinha 12 anos.Sua recuperação foi atribuída à oração e ao trabalho com raízes(Rootdoctor/Rootwork).


Sua mãe,Eliza,que antes era escrava,era conhecida na comunidade por ser muito poderosa e dotada espiritualmente,o que as pessoas acreditavam que ele acabou herdando.


Embora o fundador do COGIC soubesse usar o trabalho Rootwork e adivinhação com varas a Rabdomância e a Bíblia,como um método tanto para adivinhar os santos e profetas de Deus quanto para entregar a mensagem do pentecostalismo aos seguidores da Igreja, agora existem muito poucos Rootworkers que pertencem à referida Igreja, pois agora denunciam o Hoodoo como algo pecaminoso. As congregações ou comunidades que são conhecidas por aceitarem obreiros e médicos radicais como membros são a Igreja Batista Missionária, a Igreja Episcopal Metodista Africana, o Movimento Pentecostal de Santidade e o Movimento da Igreja Espiritualista.


Abraços á todos os Conjures/Rootworkers e praticantes de Hoodoo do Brasil !!!


Quer aprender mais sobre o Hoodoo e mais sobre o Rootdoctor? Faça meus cursos de Hoodoo on line e saiba muito mais !!!



PAULO BULGARELLI.`.(DOCTOR WOLF.`.) (418)



Referências Bibliográficas:


The Conjure Workbook Volume 1: Working the Root by Starr Casas


Mules And Men by Zora Neale Hurston.ed.Harper Collins e-books,2008


Old Style Conjure:Hoodoo, Rootwork, & Folk Magic.






286 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page