top of page

O que é o Hoodoo?

Atualizado: 21 de mai. de 2023


#5 Imprint: Llewellyn.  #magiahoodoo #feitiçoshoodoo #óleoshoodoo #cursoshoodoo #mojohoodoo #brasilhoodoo



Texto: Paulo Bulgarelli.`.(Doctor Wolf) (418)


O QUE É O HOODOO ?


As crenças e costumes trazidos para a América pelos escravos africanos,que praticavam o Voodoo se misturam com as crenças,costumes e conhecimentos botânicos dos nativos americanos, cristãos, judeus, e com o folclore pagão dos imigrantes europeus. Então surge o Hoodoo.


A tradição do Hoodoo coloca ênfase no poder mágico pessoal, e portanto, ela não tem ligações fortes a qualquer forma específica de teologia e pode ser adaptada a qualquer uma das religiões e, á várias formas de cultos religiosos, ou seja, é uma prática mágica por excelência, Hoodoo não é religião, é uma forma de vida, você pode ser de qualquer religião ou não pertencer á nenhuma, e mesmo assim praticar o Hoodoo.


Um praticante individual pode assumir alunos, mas o Hoodoo não é, obviamente um sistema hierárquico, os ensinamentos e rituais e feitiços são transmitidos de um praticante para outro.


O Hoodoo contêm em seu corpo de práticas muitas técnicas do Voodoo, mas baniu a parte religiosa do mesmo.


O Hoodoo absorveu técnicas de usos mágicos do Voodoo tais como; usos de óleos, pós, afoshés, bonecos e muitas outras coisas.


​De todo o panteão de divindades africanas, uma, com denominações como: Nbumba Nzila, Legba ou Exu, é claramente reconhecível e cultuado no Hoodoo;


Ele é visto, nos EUA como um "Homem Negro"ou "Negro"ou"Diabo"que se pode encontrar nas encruzilhadas-uma interação direta com o seu papel na teologia africana.


Como um malandro abridor dos caminhos,ele é vagamente semelhante ao demônio dos cristãos, e assim como divindade, ele é muitas vezes confundido por cristãos e judeus com o Satanás bíblico, mas Ele não é isso, nós Voduístas sequer acreditamos no diabo, que na verdade só existe no imaginário cristão, e muitos praticantes sábios do Vodu e do Hoodoo sabem bem disso.


Como a magia popular de muitas outras culturas, o Hoodoo atribui propriedades magicas á ervas, raízes, minerais, partes de animais, os bens pessoais e fluídos corporais de pessoas.


As origens africanas do Hoodoo, Rootwork e Conjure podem serem vistas claramente em tais costumes mágicos como, cruzamento, e a magia da encruzilhada, que são remanescentes e costumes do folclore do Congo, Yoruba, Fon, Palo Mayombe, Santeria, Lucumi, Ocha, Umbanda, Candomblé, adoração aos Loas e etc. Mas Hoodoo não é nenhum destes que fique claro!!!


Cruzar é um termo genérico usado para este tipo de operação, este termo é usado nos E.U.A como por ex: Crossing and Uncrossing Cruzamento e Descruzamento.


​Simplificando, Crossing (cruzamento) refere-se a trabalhos espirituais que causam danos ou mau sorte, uncrossing (descruzamento) refere-se a feitiços que revertem o cruzamento. Há um número de produtos que podem serem feitos ou comprados para descruzar como: óleos, pós, banhos, lavagens de chão etc.


​Todo praticante de Hoodoo também é conhecido como Rootworker (em uma tradição livre, especialista em raízes), pois é de suma importância o conhecimento das ervas, como manuseá-las e para quais funções cada uma serve. Estudar botânica e ter alto conhecimento sobre as propriedades mágicas das plantas é um passo importante para se tornar um praticante de Hoodoo/Rootwork.


​O Hoodoo em sua forma Rootwork faz uso do folclore botânico nativo americano, mas geralmente no sentido mágico, em vez de fins medicinais, espécies de plantas americanas como o John o Conquistador a raiz (Ipomoea Jalapa) assume um grande uma grande importância no Hoodoo.


Alguns grandes Grimórios medievais entraram no corpo de práticas do Hoodoo, pelos imigrante irlandeses, europeus que chegavam á América com estes conhecimentos, uma grande coleção de rituais e encantamentos como: Grimório Verum,The Black Pullet (A Franga Preta), Grimório Papal, Livro de Abramelin, As chaves de Salomão, Astrologia e etc....


Hoodoo não é arte negra, não visa a fazer o mal, ele visa a ajudar-nos no nosso dia á dia, mas pode ser usado para o mal também, depende do praticante e de suas metas, o Hoodoo é magia simpática, natural.


O Hoodoo é a magia simples que usa elementos simples no seu corpo de práticas, se recorrermos á suas origens veremos que seus praticantes não tinham tantos recursos disponíveis como temos hoje em dia, aonde podemos usar vários elementos como; velas coloridas,óleos diversos, frascos de vidro e etc.


​O nome Hoodoo têm semelhanças como o nome da religião Vodou, que significa"espirito"podemos dizer que seria uma corruptela de Voodoo.


O Hoodoo é conhecido pelo termo "Juju", uma palavra africana que significa poder mágico.


O Voodoo de New Orleans não é o mesmo Vodou (Vodu)Haitiano (praticado no Haiti)


Apesar de nós praticantes de Hoodoo fazermos usos de Cúrios animais (partes animais) não sacrificamos animais e nem os mau tratamos.


O Vodu sim sacrifica animais para seus Loas e rituais mas isto é assunto para outra postagem, mas de qualquer forma isto não é mal trato animal, isto têm um fundamento importante no corpo de práticas Vodu.


Sobre as diferenças do Voodoo,Vodu e Hoodoo com mais detalhes favor se dirija aos artigos aqui no site:Diferenças entre Vodu, Voodoo e o Hoodoo.


​O Hoodoo pela influencia dos Xamãs (nativos americanos) como os;Chiksaw,Choctaw e Natchez, trabalha-se na crença do animismo, onde tudo possui energia vital ,e é na combinação e conjuração dos axés dos elementos naturais, chamados de Curios, que estes elementos passam a ter um grande poder mágico espiritual que vai trabalhar de acordo com o intendo do praticante de Hoodoo e também de suas doutrinas das assinaturas.


Se precisa de uma leitura de Tarot, você pode falar comigo em meu Whatsapp pessoal clicando no link abaixo:




Quer conhecer e se aprofundar mais em Hoodoo/Conjure/Rootwork e Rootdoctor?

Recomendo que faça meus cursos de Hoodoo Tradicional!!!



Segue link abaixo dos cronogramas de meus cursos de Hoodoo Tradicional, clique abaixo e veja meus cursos.


https://www.bulgarellitarohoodoo.com.br/post/rootdoctor


Para fazer meus cursos ou se juntar á Irmandade Secreta Hoodoo (toda pessoa que faz meus cursos estarão dentro da I.S.H e e terão acesso o curso e também como bonificação, acessarão textos exclusivos para membros da I.S.H, então vem para o nosso Circulo Interno Hoodoo (I.S.H)


Para adentrar á I.S.H, fale comigo pelo Whatsapp: (16) 99282-9699


Grato pela atenção e lhes aguardo, abraços á todos os praticantes de Hoodoo/Conjure!!!


Abraços á todos !!!



PAULO BULGARELLI. `. (DOCTOR WOLF) (418)




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Starr Casas - The Conjure Workbook Volume 1: Working the Root, Old Style Conjure:

Hoodoo, Rootwork, & Folk Magic.


Orion Foxwood - The Candle and the Crossroads: A Book of Appalachian Conjure and

Southern Root work.


Catherine Yronwode - Hoodoo Herb and Root Magic: The Materia Magic of African-

American Conjure and Traditional Formulary, Giving the Spiritual Uses of Natural Herbs,


Roots, Minerals, and Zoological Curios.


Catherine Yronwode - Hoodoo Rootwork Correspondence Course - Week Seven: Wahoo

Bath, Finishing the Bath Rite, Disposal of Bath Water - Lucky Mojo Curio Company,

Forestville, California 2006.


Sticks, Stones, Roots & Bones: Hoodoo, Mojo & Conjuring with Herbs, by:Stephanie

Rose Bird.


Mules And Men by Zora Neale Hurston.ed.Harper Collins e-books,2008 Papa Jim's

Magical Oil Spellbook by Papa Jim.ed.El Rey Botanica Inc,1989.


Papa Jim Magical Oil Book How to Use Oils for Magical Oils (Papa Jim book 2 1989, by

Papa Jim.


Llewellyn's Complete Formulary of Magical Oils, Over 1200 Recipes, Potions & Tinctures

for Everyday Use By: Celeste Rayne Heldstab, Series: Llewellyn's Complete Book Series

#5 Imprint: Llewellyn.


The Master Book of Candle Burning: Henry Gamache, October 1, 1985




457 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page