O Espírito do Hoodoo ou as Colunas do Hoodoo
- DOCTOR WOLF.`.
- 11 de ago. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 15 de nov. de 2021

Texto por: Paulo Bulgarelli.`.(Doctor Wolf)
O Espírito Hoodoo é a própria essência do Hoodoo / Rootwork / Conjure ou seja tudo aquilo que se trata o Hoodoo.
Aqui vou fazer um breve resumo.
O Espírito Hoodoo ou: As 5 colunas do Hoodoo
1.) No Hoodoo as obras são simples, mas a simplicidade pode ser complexa.
Aqui tudo depende do que o Conjure está á fazer em seus feitiços e etc.Diferente de práticas mais complexas de Alta Magia ou a Magia da Bruxaria como exemplo,que trabalham com horas planetárias,círculos mágicos e etc. O Hoodoo não observa tais práticas e técnicas como estas,apesar que há algumas técnicas de observância de ponteiros de relógio,horas e etc em rootwork,não é algo que deve ser praticado á rica quando temos que fazer na hora que precisamos fazer em Conjure.
2.) Hoodoo usa itens naturais do meio ambiente local.
O Hoodoo usa cúrios :animais,vegetais e minerais para as suas práticas e mais uma gama de objetos,segunda a crença o Criador assinou cada íten no plano físico com uma assinatura,o que já tratamos em um texto aqui sobre a Doutrina das Assinaturas em Hoodoo.
3.) Hoodoo usa itens da casa ou itens que são facilmente obtidos.
Diferente de outas práticas ,aqui o Conjure pode praticar com objetos simples,e não precisa gastar com objetos caros para as suas práticas.
4.) Hoodoo está habilitado com passagens bíblicas e orações.
O Hoodoo Tradicional usa em seu corpo de prática a Bíblia,quando se trabalha com a magia do Hoodoo e se desloca de seus feitiços tradicionais as passagens Bíblicas passa á não ser mais o Hoodoo Tradicional que se pratica,vejo infelizmente aqui no Brasil várias pessoas praticando o Hoodoo com uma mistura de Bruxaria e sendo assim seus "praticantes" deslocam e retiram de seu corpo de prática o uso da Bíblia,sendo assim já não se trata de Hoodoo se trata de algo que tem em seu corpo de prática a estrutura da Magia do Hoodoo mas não o Hoodoo propriamente dito.
5.) Hoodoo incorpora uma reverência forte para os antepassados e / ou em outros espíritos, como os Santos,Loas,Deuses. Estes são o que eu chamo de "os 5 pilares do hoodoo".
Esses princípios praticamente comunicam ao novo praticante de Hoodoo do que o Hoodoo se trata. Estes são a própria essência do hoodoo. Estes também podem ser utilizados como um guia para ajudar novos praticantes.
1-Se o praticante está sendo ensinado coisas que contradizem o espírito ou as colunas do Hoodoo, então é um forte indício de que a pessoa não está ensinado o Tradicional hoodoo / rootwork / conjure ou seja o que mais se aproxima do Tradicional pois aqui no Brasil não há Hoodoo "Tradicional",o que há é uma variação dele,tradicional só nas terras enstrangeiras.
2-Então ..... Se você está sendo ensinado á fazer um trabalho que é muito complexo e leva horas para executar e intrincado em detalhes, então não pode ser hoodoo tradicional.
3-Se você está sendo ensinado a usar a flora natural do seu ambiente local, ou mesmo raízes, ervas, e outros artigos naturais de seu ambiente natural(ou seja no nosso caso o Brasil) não pode ser Hoodoo tradicional pois o Hoodoo tradicional usa as plantas,raízes,ervas,árvores de seu ambiente natural ou seja seu pais de origem(tem seu Axé Natural),sendo assim somos uma variação do Hoodoo Tradicional e não há no Brasil Hoodoo Tradicional,ou seja nossas plantas tem outro Axé(o do nosso país).
4-Se você está sendo ensinado que você precisa comprar suprimentos, ferramentas ou produtos espirituais caros, então ele pode não ser Hoodoo tradicional,pois o mesmo se baseia no simples o que a natureza nos dá ou proporciona(logico que há coisas que precisam ser compradas mas não á alto preço como andam fazendo por ai).
5- Se você está sendo ensinado que se pode remover a Bíblia e a oração do Hoodoo,então não é Hoodoo "Tradicional"(lembrando mais uma vez,não há Hoodoo Tradicional no Brasil há sim uma variação do Hoodoo por aqui...). Se vocês não estão sendo ensinados a reverenciar, honrar e trabalhar com os seus antepassados isto não pode ser Hoodoo tradicional.
PAULO BULGARELLI. `. (DOCTOR WOLF. ´.)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Starr Casas - The Conjure Workbook Volume 1: Working the Root, Old Style Conjure:
Hoodoo, Rootwork, & Folk Magic.
Orion Foxwood - The Candle and the Crossroads: A Book of Appalachian Conjure and
Southern Root work.
Catherine Yronwode - Hoodoo Herb and Root Magic: The Materia Magic of African-
American Conjure and Traditional Formulary, Giving the Spiritual Uses of Natural Herbs,
Roots, Minerals, and Zoological Curios.
Catherine Yronwode - Hoodoo Rootwork Correspondence Course - Week Seven: Wahoo
Bath, Finishing the Bath Rite, Disposal of Bath Water - Lucky Mojo Curio Company,
Forestville, California 2006.
Sticks, Stones, Roots & Bones: Hoodoo, Mojo & Conjuring with Herbs, by:Stephanie
Rose Bird.
Mules And Men by Zora Neale Hurston.ed.Harper Collins e-books,2008 Papa Jim's
Magical Oil Spellbook by Papa Jim.ed.El Rey Botanica Inc,1989.
Papa Jim Magical Oil Book How to Use Oils for Magical Oils (Papa Jim book 2 1989, by
Papa Jim.
Llewellyn's Complete Formulary of Magical Oils, Over 1200 Recipes, Potions & Tinctures
for Everyday Use By: Celeste Rayne Heldstab, Series: Llewellyn's Complete Book Series
#5 Imprint: Llewellyn.
The Master Book of Candle Burning: Henry Gamache, October 1, 1985
Comments