top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Existe sacrifício de animais em Hoodoo? Curiosidades animais em Hoodoo/Rootwork.

Atualizado: 13 de nov. de 2024


#cursodehoodoo #cursoshoodoo #cursohoodoo #magiahoodoo #feitiçoshoodoo #óleoshoodoo #cursoshoodoo #mojohoodoo #brasilhoodoo

TEXTO POR: PAULO BULGARELLI. ´. (DOCTOR WOLF)



Uma grande polêmica existe entre os praticantes de Hoodoo aqui no Brasil sobre este assunto, muitos dos membros da I.S.H (Irmandade Secreta Hoodoo) vêm me perguntar sobre isso, e é claro não membros também, e sempre me esforça para responder da melhor forma o possível sobre tais dúvidas quando elas chegam até mim.


Os usos de partes de animais e do sacrifício de animais em Hoodoo ``existe", MAS NÃO DA FORMA COMO MUITOS PENSAM!!!


Então por favor fiquem até o final e vejam as explicações sobre isso, não quero nenhum mal intendido sobre isso entre os membros da I.S.H e os demais não membros.


Como posso ver recentemente esse assunto é muito mal intendido aqui no Brasil, ou seja como falei acima a questão do sacrifício animal e o uso de partes animais em Hoodoo/Conjure e Rootwork, e de certa forma, isso ficou muito mal interpretado entre os praticantes de Hoodoo de uma forma geral.


De uma forma popular e sempre como costume entre os não iniciados, observamos termos como Magia ``Negra" e Magia ``Branca", mas todos nós que somos iniciados de alguma forma, sabemos que tais colocações são apenas usadas muitas vezes por não iniciados, para designar aquele que pode se valer da Magia para o ``Mal" ou para o ``Bem".


Então para que fique claro, MAGIA NÃO TEM COR.


Mas o que vou lhes mostrar aqui abaixo, é apenas uma forma que eu pude encontrar para lhes explicar com mais detalhes, sobre os usos de partes de animais e sacrifícios em Hoodoo/Conjure e Rootwork.


Todos nós conjures, e praticantes de Hoodoo sabemos, que muitas curiosidades animais podem ser usadas em nossa prática de Hoodoo de uma forma geral.


Um exemplo de uso de parte de um animal usado em Hoodoo é o Juju (pé de galinha), ou seja um dos Jujus, se é que assim posso me expressar, pois Juju não é somente o pé de galinha, mas podem ser outros tipos de amuletos dentro do Hoodoo. Pés de galinha são usados para limpar a bagunça, ou seja retirar o mal e certas azarações, pois a doutrina das assinaturas aqui, nos mostram claramente que os pés de galinha arrastam a sujeira para trás e para longe, e desta forma o mal é retirado se usarmos um pés de galinha (Juju) devidamente preparada para tal.


Com este exemplo curto e resumido, podemos notar um uso de partes de animais em Hoodoo, sem contar outras inúmeras práticas nossas, que usamos partes de animais em nossos feitiços, e isso sem contar os que se valem de certos ossos, que são usados não somente em oráculos com ossos, mas em demais práticas conjure.


A forma de sacrifício "legal" em Hoodoo, se é que assim eu posso me expressar, por ``legal" digo, usar por exemplo: o pé de uma galinha, que sua mãe, avó, parente, ou até mesmo vizinho a abateu para se alimentarem, desta forma digo que isso seria ``legal" em Hoodoo, a abateram para fins de alimentação, e não porque precisaram do pé da galinha e a mataram apenas para isso, matar um ser vivo, apenas para retirar uma parte para o nosso uso em Hoodoo não é uma coisa que devemos fazer de forma alguma!!!


Eu não tolero ferir ou matar qualquer animal ou criatura, por prática alguma, seja ela Religiosa ou Mágicka, alguns vão questionar, sobre o Vodou, Voodoo que falo por aqui em meu site e dizerem que tais práticas, apoiam e praticam de certa forma, a prática de matar animais para Loas (Lwas) do Vodou,Voodoo. Mas isso pode variar de praticante para praticante de Voodoo/Vodou, exemplo de praticante de Voodoo que não se valia de sacrifício animal era Houngan Alexandhros, um de meus professores de Voodoo.


Posso aqui também citar como outro exemplo, a Sacerdotisa (Mambo) Sallie Ann Glassman, Mambo do Voodoo de New Orleans, que também não sacrifica animal algum para Loas (Lwas) do Voodoo.


Então o que o que devemos fazer em relação ao sacrifício animal em Vodou/Voodoo é apenas respeitar os que o fazem, e respeitar também os que não o fazem, pois para cada um, isso há uma significância, que não vou entrar mais em detalhes aqui, pois isso não é o foco aqui em meu texto.


Agora aqui abaixo deixarei para vocês alguns exemplos de praticantes de Hoodoo/Conjure e Rootwork, que usam em suas práticas, partes de animais, e mais uma vez, as denominações de Magia ``Branca", Magia ``Cinza" e Magia ``Negra", que estarei listando abaixo é apenas uma forma que encontrei de me expressar para lhe dar os exemplos que quero lhes dar!!!



USOS DE PARTES ANIMAIS EM HOODOO PARA FINS DE MAGIA ``BRANCA"


Conjures e Rootworkers que praticam apenas magia ``branca" geralmente e de forma nenhuma não prejudicam ou matam animais e podem não trabalhar com partes de animais, mas isso vai de praticante para praticante, alguns trabalham apenas com curiosidades vegetais,minerais.


Se esses profissionais trabalham com partes de animais em seus feitiços, é quase certo que as partes que vêm de animais que não foram feridos ou mortos no processo ou então partes que vêm de animais já mortos, ou seja como citei na introdução, que a morte de tais animais foi para o consumo, e se resgata as partes que seriam jogadas fora.


Um exemplo disso seria o pé de coelho da sorte muito usado nas práticas de amuletos conjure. Os coelhos são criados por sua carne e pele em certos locais, mas não sempre pois aqui em minha região eles são como animais de estimação. Em alguns locais seus pés são vendidos como um resíduo da indústria de peles, então seu uso em Hoodoo / Rootwork entre os praticantes que apenas praticam magia branca é frequentemente considerado aceitável, e também como citei acima o pé de galinha (juju) que é resgatado de um frango que foi abatido para o consumo.



USOS DE PARTES ANIMAIS EM HOODOO PARA FINS DE MAGIA ``CINZA"


Conjures e Rootworkers que praticam magia ``cinza" geralmente não têm problemas em ferir ou matar "formas de vida inferiores", como insetos diversos, formigas de várias especies, escorpiões, centopeias, aranhas, vespas, caracóis, caranguejos e insetos semelhantes.


Alguns chegam a ferir / matar rãs, sapos, lagartos e até pássaros. Normalmente, esses ``profissionais" estabelecem limites quando se trata de mamíferos, como cães e gatos.


Alguns desses praticantes não ferirão ou matarão as criaturas de forma alguma, mas usarão partes de animais em seu trabalho, desde que tenham sido coletadas de animais já falecidos ou que os animais não tenham sido feridos no processo da recolha da parte animal.



USOS DE PARTES ANIMAIS EM HOODOO PARA FINS DE MAGIA ``NEGRA"


Conjure e Rootworkers que pertencem a esta categoria não têm problemas em matar ou ferir qualquer animal em seu trabalho em Hoodoo/Rootwork. Eles moerão algumas formigas vivas para usar em pós com a mesma facilidade com que pegariam uma galinha em um quintal e a matariam apenas para se retirar algumas partes dela e não para o consumo,ou cozeriam um gato preto vivo para retirar seus ossos e etc.


Esses ``profissionais" também geralmente não se importam se algum animal foi ferido ou morto para obter as peças que usam em seu trabalho, este tipo de trabalho como deixei bem claro acima eu abomino. Vamos enfrentá-los de todas e qualquer forma pessoal. Essas pessoas existem e são psicopatas e eu os considero criminosos, mas elas existem de forma isolada mas existem, pessoas deste tipo existem em todos os lugares não somente em Hoodoo, mas em outras práticas.


Agora em práticas como o Vodou Hatiano, ou até mesmo em cultos de Nação o que temos que fazer é respeitar há todo um fundamento por trás disso, sem contar que em Vodou Haitiano, os animais que são abatidos para recolha de sangue ritual, sua carne são após serem abatidos distribuída para as pessoas da comunidade para o consumo em alimentação, não os podemos julgar, pois fazemos o mesmo de forma não ritual, quando consumimos a carne comprada em mercados ou açougues para nos alimentar.



UMA PEQUENA OBSERVAÇÃO SOBRE A NOÇÃO DE SACRIFÍCIO ANIMAL EM HOODOO



É importante para quem está de fora, notar que de forma geral, ao falar de sacrifício de animais na tradição do Hoodoo/Conjure, não se está se referindo à noção de sacrifício que a maioria das pessoas tem ou conhecem.


Em vez disso, os animais são usados ​​na magia de uma forma geral. Portanto, o significado adequado de sacrifício de animal em Hoodoo/Conjure é um feitiço que requer ferir ou matar um animal de pequeno porte como eu citei no que citei acima em magia ``cinza", seja para obter uma parte para usar como ingrediente mágico ou para usar seu sofrimento e morte para causar sofrimento e morte a um inimigo, mas como eu disse em minha prática particular, eu não mato de forma alguma, nem até mesmo pequenos animais como eu listei na classificação magia ``cinza".


E a classificação de magia ``negra" eu abomino de todas a formas e as pessoas que o fazem para mim são como psicopatas e devemos lutar contra elas.


Mas de toda e qualquer forma para mim, matar animais seja até mesmo na classificação Magia ``Cinza" eu não utilizo, o que deixei acima é o que pude deixar para as classificações e para fins educacionais e para fins de esclarecimentos para todos e mostrar que estas práticas sejam elas ``legais" ou não elas existem !!!



ABAIXO ALGUNS EXEMPLOS DE PARTES ANIMAIS USADAS EM HOODOO/ROOTWORK



GATOS (especialmente gatos pretos, que dizem possuir um osso mágico, pelos)


CÃES (especialmente cães negros , pelos)


BOVINOS (chifres, cabelo, língua ou leite)


COELHO (pata)


TEXUGO (dentes ou patas)


GUAXINIM (osso do pênis)


TARTARUGA (tartaruga de rio)


GAMBÁ (ossos)


RÃS / SAPOS (diz-se que possuem uma "pedra" mágica em suas cabeças, ou inteiras)


COBRAS (peles ou troca de peles, cascavel, ou cascavel inteira)


LAGARTOS (inteiros )


JACARÉS (pés e dentes)


GALINHAS (penas, pés, ovos e ossos, ou inteiros)


PÁSSAROS DE FORMA GERAL (penas)


ANDORINHAS (olhos, coração)


BEIJA-FLOR (coração)


POMBA (coração, sangue)


MORCEGO (olho, coração, sangue, inteiro)


FORMIGAS (inteiras)


VESPAS (inteiras e ninhos de vespas)


ESCORPIÕES (inteiros)


ARANHAS (inteiras)


CARACÓIS (conchas ou inteiras)


VERMES OU LAGARTAS (inteiras)


CENTOPEIAS (inteiras)


CARANGUEJOS (garras e conchas (cascas))


LOBO (cabelo, olhos, coração)


PORCO ESPINHO (penas)


VEADOS (chifres)


Quer conhecer e se aprofundar mais em Hoodoo/Conjure/Rootwork e Rootdoctor?

Recomendo que faça meus cursos de Hoodoo Tradicional!!!



Segue link abaixo dos cronogramas de meus cursos de Hoodoo Tradicional, clique abaixo e veja meus cursos.



Para fazer meus cursos ou se juntar á Irmandade Secreta Hoodoo (toda pessoa que faz meus cursos estarão dentro da I.S.H e e terão acesso o curso e também como bonificação, acessarão textos exclusivos para membros da I.S.H, então vem para o nosso Circulo Interno Hoodoo (I.S.H)


Para adentrar á I.S.H, fale comigo pelo Whatsapp: (16) 99282-9699


Grato pela atenção e lhes aguardo, abraços á todos os praticantes de Hoodoo/Conjure!!!


Abraços á todos !!!



PAULO BULGARELLI. `. (DOCTOR WOLF)



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:



Old Style Conjure, Hoodoo, Rootwork e Folk Magic, Star Casas Copyright © 2017 by Starr Casas Foreword copyright © 2017 by Orion Foxwood.


The Conjure Workbook Volume 1: Working the Root by Starr Casas


Mules And Men by Zora Neale Hurston.ed.Harper Collins e-books,2008


Sticks, Stones, Roots e Bones. Hoodoo, Mojo e Conjuring With Herbs, Stefhanie Rose Bird.




 
 
 

Comentarios


bottom of page