Texto Por: Paulo Bulgarelli. `. (Doctor Wolf)
Quando alguém procura e lê on-line sobre os tópicos sobre o Hoodoo / Conjure e Rootwork, fica com a impressão de que só houve uma forma de prática ao longo do tempo não somente no exterior mais aqui no Brasil também.
Neste texto tentarei mostrar os vários tipos de Hoodoo / Conjure e Rootwork. Posso me aprofundar nos diferentes tipos em alguns textos futuros, mas também primeiramente quero que saibam que eu Paulo Bulgarelli. `. (Doctor Wolf), ensino e sempre vou levantar a bandeira do Hoodoo Tradicional.
Agora, os dois principais tipos de Hoodoo são o "old-school" (estilo antigo, ou o chamado "vovó-estilo", etc.) e moderno ou "Hoodoo urbano".
Na verdade, não acredito nessa dualidade, apenas os listei acima para que fiquem cientes destes dois tipos de Hoodoo, que podemos ver na atualizada, pois acredito que houve uma fase ou período separado entre onde estes dois tipos se misturaram.
A principal diferença é que no método da velha escola nenhum produto espiritual comercial era usado e muito do que as pessoas pensam sobre o Hoodoo hoje simplesmente não existia, exemplos deste tipo que podemos ver em grandes literaturas atuais inclusive, ao qual aqui como exemplo cito: Starr Casas em seu livro Old Style Conjure, onde ela sempre nos lembra sobre isso em seus ensinamentos.
No "Hoodoo" moderno ou "urbano" como os dois exemplos que listei acima, grande parte da prática e tradição foi destruída pelos brancos e judeus não praticantes que comercializavam suprimentos espirituais e transformaram a prática espiritual do Hoodoo em uma máquina de fazer dinheiro e é o que anda acontecendo aqui no Brasil, e é claro que isso ocorre também no exterior.
Portanto, temos o extremo em Hoodoo moderno ou urbano, onde os praticantes sabem pouco ou nada sobre os velhos hábitos e são quase completamente dependentes de produtos espirituais comerciais para realizar o que acreditam ser Hoodoo Tradicional, ou o Hoodoo que vai mudar a sua vida, ou o que andam fazendo no Brasil, que posso citar como exemplo alguns blogueiros e também vendedores de conhecimentos sobre o Hoodoo em Instagram e em paginas do Facebook.
Acredite em mim, esse tipo de engano por parte dos profissionais de marketing não parou, e ainda continua e de forma constante vejo propagandas e afirmações tais como:
``Somente meus óleos Hoodoo funcionam"
``Meus cursos são os melhores eu ensino melhor"
``Meus produtos de Hoodoo são feitos de modo tradicional e outros não"
``Minha pagina e cursos de Hoodoo são voltados para que você possa prosperar e etc"
É claro que quem procura um curso de Hoodoo, produtos com suas diversas finalidades para a sua vida de uma forma geral, não procura apenas para obter conhecimento, ou apenas para ter o produto em mão para dizer que os têm, ou o conhecimento através de cursos apenas para se dizer conhecedor do Hoodoo/Conjure, a pessoa quer mudar algo, dentro de sua vida através da Magia do Hoodoo e seus feitiços, a pessoa quer mudança isso é obvio, mas o que ando vendo por ai são promessas muitas vezes de pessoas, que querem lucrar com o Hoodoo de toda e qualquer forma, se dizendo reis do Hoodoo/Rootwork, ou a minha page é a melhor e meus cursos também são os melhores ou faça comigo meu curso de prosperidade Hoodoo e sua vida vai mudar.
Nada contra quem vende cursos, e produtos Hoodoo, porque eu também vendo meus cursos e produtos, acredito que tudo tem um preço, nós como pessoas que pesquisamos e vendemos nossas pesquisas através de nossos cursos, também temos que dar um valor para eles, pois pesquisas nos ocupam a nossas vidas e tempo para que fiquem disponíveis para todos, o que eu disse acima é para pessoas que prometem o mundo de dinheiro e prosperidade através de seus cursos para as pessoas aos quais eles os oferecem.
E isso não é fácil de engolir, o marketing destas pessoas tendem á deixar o Hoodoo como apenas um comercio e nada mais, sua tradição, cultura e história vão ficando de lado á cada dia que se passa aqui no Brasil.
Até hoje existem profissionais de marketing trabalhando as mentes das pessoas, fazendo-as acreditar que precisam comprar seus produtos para realizar um "autêntico Hoodoo" ou um "autêntico Hoodoo da prosperidade". No entanto, esse é um assunto para outro outro texto meu.
Eu pessoalmente diria que definitivamente existem outros tipos de Hodoo / Rootwork / Conjure.
Vou tentar listá-los abaixo.
Agora, não estou dizendo que sou um especialista nisso. Só estou dizendo que esse é o tipo de tendência que percebo ao pesquisar a prática do Hoodoo não somente no Brasil, mas no exterior também.
1.) HOODOO DA VEGETAÇÃO:
O Hoodoo que os escravos praticavam em seu pais de origem. Isso teria sido quase inteiramente africano por assim dizer, com pouca ou nenhuma influência dos brancos de países como os Estados Unidos.
Esta também foi uma época em que sacrifícios de animais eram feitos, sim o Voodoo era e é praticado na Africa. Este período de tempo representou uma encruzilhada onde o Hoodoo poderia ter se tornado uma religião separada, como com Vodou do Haiti e a Santeria de Cuba. No entanto, sabemos que isso não aconteceu.
Sabemos que, pela história, a maioria dos escravos se converteu totalmente ao cristianismo protestante e também o católico, porque tiveram que fazer, para que assim pudessem ocultar suas práticas dos senhores dos escravos, quando eles foram retirados pela escravidão de sua terra natal. O Hoodoo das vegetações e plantações praticamente governou até a época da Guerra Civil, á esta altura em que parece ter começado a mudar desde então.
2.) O HOODOO POR VOLTA DA GUERRA CIVIL OU PRÉ-PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL:
Este é o tipo de Hoodoo que evoluiu a partir do Hoodoo da vegetação ou o Hoodoo da plantação, e que eu escolhi dar como "ponto de partida" para que vocês intendam o que quero dizer por aqui, ou seja por volta em meados da Guerra Civil.
A maioria dos sacrifícios e aspectos do culto religioso africano tradicional foram substituídos e adaptados pelo cristianismo protestante e também católico. Portanto, temos a morte dos reais aspectos religiosos africanos para a prática em favor do Cristianismo Protestante e outros cristianismos que imperavam na época.
As práticas tradicionais de magia popular e medicina popular continuaram no sistema Rootwork dentro do sistema do Hoodoo. Essas eram práticas nas quais os produtos espirituais comerciais não desempenhavam nenhum papel.
3.) HOODOO PÓS- GUERRA CIVIL E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A elevação de produtos espirituais comerciais começou nesta era e atingiu o pico nas décadas de 1930 e 1940 pelo que pude observar aqui em minhas pesquisas.
Os fabricantes / comerciantes não praticantes de Hoodoo, brancos e judeus, perceberam que podiam ganhar dinheiro com a chamada "superstição negra" se é que assim posso usar estas palavras.
À medida que mais e mais praticantes começaram a usar produtos espirituais comerciais que se valiam de nomes tais como Hoodoo ou Rootwork e Conjure, os velhos métodos se perderam. Os praticantes tornaram-se quase totalmente dependentes de produtos espirituais comerciais para realizar sua prática de Hoodoo de uma forma geral.
Infelizmente desta forma, a maioria dos praticantes não parecia perceber o quanto havia sido roubado deles por empresários brancos e judeus não praticantes do Hoodoo.
Esse período durou até a década de 1990. Na década de 1980, posso atestar pelas minhas pesquisas que as pessoas que seriam consideradas da "velha escola" dependiam de produtos espirituais comerciais, muitas vezes aqueles que não tinham ingredientes botânicos verdadeiros para a prática do Hoodoo.
4.) HOODOO DA INTERNET, FACEBOOK, WEB E INSTAGRAM:
A elevação do "Hoodoo da Internet" começou com a criação de alguns sites de Hoodoo no exterior no final dos anos 1990. Por um tempo na antiguidade deste tempo, um grande interesse pelo Hoodoo / Conjure e Rootwork, foi criado no público do exterior de uma forma geral, através destes sites, principalmente entre pessoas que não estavam familiarizadas com a prática do Hoodoo e isso foi bom por um lado e ruim de outro.
Infelizmente, em vez de retornar a um estilo antigo de realizar a prática, os leitores ficaram dependentes destas táticas mais antigas de comerciantes, e assim estas técnicas continuaram a ser usadas para remover ainda mais a prática de qualquer verdadeiro trabalho espiritual dentro do Hoodoo, o que não era para ser desta forma, pois tais sites, sempre mostram a historia do Hoodoo e suas raízes á todos os momentos no exterior.
A grande, ou a era ruim do Hoodoo da Internet ainda é dominada por profissionais de marketing / fabricantes que ditam às pessoas qual é a prática, que ensinam esse "Hoodoo urbano" moderno e que mantêm os praticantes dependentes da compra de produtos espirituais comerciais sob o pressuposto de que isso é parte do "Hoodoo tradicional" e isso é o "Hoodoo verdadeiro" e este é o "Hoodoo que vai lhe fazer prosperar"
A era do Hoodoo da Internet também é aquela que mostrou mais teoria e práticas para todos sobre o Hoodoo de uma lado isso é bom é esta a sua parte boa.
A outra parte ruim é uma época em que os não-cristãos tentaram reivindicar a prática para si mesmos, desconsiderando a longa história do Hoodoo e do cristianismo que se encaixou dentro dele.
Há também um movimento aqui no Brasil e no exterior que tenta remover a bíblia da prática do Hoodoo, bem como uma grande confusão entre Hoodoo e feitiços de outras vertentes em geral, com vários indivíduos dando o possível golpe mortal em Hoodoo por ensino direto de que Hoodoo não é uma tradição espiritual, mas sim apenas magia ou "bruxaria", portanto, 'vale tudo' por dinheiro e fama por aqui e no exterior também se vê isso.
Se o Hoodoo da antiguidade e suas raízes pode sobreviver ou não nesta era atual do Hoodoo da Internet, Web, Facebook e Instagram é incerto, eu sempre vou lutar para manter as raízes do Hoodoo em minhas mídias de publicações.
Agora, além desses tipos de Hoodoo ao longo do tempo que listei acima, também existem variações regionais do Hoodoo no exterior e isso é inegável.
Há lugares no exterior com maior influência das práticas dos índios americanos, outros lugares com mais influência da prática do protestantismo dentro do Hoodoo, em outras regiões os Santos Católicos são bem trabalhados dentro da prática, e sem contar também que em certos lugares o Hoodoo/Voodoo quase se mistura entre suas práticas com o trabalho dos Loas que foram também inseridos dentro do corpo de prática do Hoodoo através do Voodoo.
Portanto, dependendo da região, a influência das práticas negras, brancas ou nativas americanas vai dominar sobre o Hoodoo no exterior.
Quer conhecer e se aprofundar mais em Hoodoo/Conjure/Rootwork e Rootdoctor?
Recomendo que faça meus cursos de Hoodoo Tradicional!!!
Segue link abaixo dos cronogramas de meus cursos de Hoodoo Tradicional, clique abaixo e veja meus cursos.
https://www.bulgarellitarohoodoo.com.br/post/rootdoctor
Para fazer meus cursos ou se juntar á Irmandade Secreta Hoodoo (toda pessoa que faz meus cursos estarão dentro da I.S.H e e terão acesso o curso e também como bonificação, acessarão textos exclusivos para membros da I.S.H, então vem para o nosso Circulo Interno Hoodoo (I.S.H)
Para adentrar á I.S.H, fale comigo pelo Whatsapp: (16) 99282-9699
Grato pela atenção e lhes aguardo, abraços á todos os praticantes de Hoodoo/Conjure!!!
Abraços á todos !!!
PAULO BULGARELLI. `. (DOCTOR WOLF)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Old Style Conjure, Hoodoo, Rootwork e Folk Magic, Star Casas Copyright © 2017 by Starr Casas Foreword copyright © 2017 by Orion Foxwood.
The Conjure Workbook Volume 1: Working the Root by Starr Casas
Mules And Men by Zora Neale Hurston.ed.Harper Collins e-books,2008
Sticks, Stones, Roots e Bones. Hoodoo, Mojo e Conjuring With Herbs, Stefhanie Rose Bird.
Grata !!! Fascinante!