Texto por: Paulo Bulgarelli. ´.(Doctor Wolf)
Vou falar dos detalhes de cada Loa do Vodu Haitiano,mostrarei seus Vévés correspondentes, bem como alguns detalhes de suas oferendas, seus sincretismos e etc.
Espíritos em Vodu são conhecidos como Loas; litografias de Santos católicos são usados para representá-los.
Durante a escravidão no Haiti, os brancos mestres franceses proibiram os escravos de praticar vodu como religião e quem era pego praticando qualquer outra religião que não o catolicismo foram severamente punidos.
Os escravos, ainda profundamente ligados às suas raízes africanas foram obrigados a usar as imagens de Santos católicos durante cerimônias Vodu, fingindo estar orando para eles, enquanto no fundo de seus corações eles estavam rezando para seus deuses africanos.
Esta é a principal característica que diferencia o Vodu que é praticada no Haiti e na África.
Mais de 400 anos se passaram, mas a tradição estranhamente ainda permanecem até hoje; ele está tão profundamente enraizada na religião que é quase impossível sequer imaginar Vodu haitiano sem a representação do Loas com imagens dos santos católicos.
No Vodú, Damballah é um dos mais importantes de todas os Loas. Ele é tanto membro da família Rada (magia branca) como da família Petro (``magia negra") ou um Loa Racine (Raiz).
É representado como uma serpente e associa-se estreitamente com cobras. Ele é considerado o pai de todas os Loas e, juntamente com sua esposa Ayida Weddo, são considerados no Vodú haitiano os Loas da criação.
Algumas das suas canções rituais indicam que ele "transporta os antepassados", na sua volta ao Ginen (casa espiritual do Loa, e o pós-vida). Sua esposa é a serpente arco-íris Ayida Weddo (ele também é casado com a Erzulie Freda).
Como um Loa da nação Rada está associado com a cor branca. Sua cor especial é o branco.
Suas oferendas são muito simples, por exemplo, ele prefere um ovo em um monte de farinha. Algumas casas também servem ele com anisete (licor de anis) e xarope de milho e bolos brancos.
Ele não fala quando se apresenta em sua posse, mas faz barulhos, sibila como uma cobra.
Na maioria das casas, ele é sincretizado com uma das imagens católicas de Moisés ou St. Patrick.
Damballah está no topo da Hierarquia Vodu.No entanto, tem casa que vão preferir associar-lo St. Moises com Damballah no aspecto Rada, e St. Patrick para o Petro Damballa.
A razão para isso é que St. Patrick não gostava de cobras e as expulsaram da Irlanda. No entanto, Moisés usou cobras em seu trabalho extensivamente. Ele de fato carregava um cajado que se transformou em cobra! Moisés também teve acesso ao Santo dos Santos, e Damballah é o Santo dos Santos. Ele é o tabernáculo. Esta é a razão pela qual Damballah é o mais sagrado de todos os Loas.
Durante uma festa de Vodu, fumar e beber são restritos até depois de Damballah e Ayida forem saudados.
Damballah não gosta do cheiro de cigarros ou bebidas alcoólicas. Ele é um espírito muito puro! Ele manifesta-se como uma serpente, e é conhecido por sua capacidade de criar a paz, mesmo nas mais difíceis situações.
Como é que ele é servido com anisette então? Você pode estar se perguntando.
Ele leva anisette em seu aspecto Petro. Neste aspecto, ele é muitas vezes conhecido como Damballah nan Petro ou Danballah La Flanbo. Ele também é conhecido neste momento como uma serpente alada. Em seu aspecto Rada, ele aceita apenas o branco mais puro e limpo. Em Petro, algumas vão usar verde, vermelho e prata como suas cores.
Damballah não se associas ao Guedes. Isto é bastante fácil de entender. A fumaça, beber e muitas pimentas. Damballah é um espírito puro. Ele deve ser mantido puro.
Nos templos sincréticos, seu dia de festa é 17 de Março, o mesmo de São Patrício.
PAULO BULGARELLI. `.(DOCTOR WOLF)
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